Sobre_ ALI_SE
_
a árvore ao jardim

rosa inicia-se no arco da rua em seu nome

Poesia e Fotografia de ALICE VALENTE

Alice Valente Alves

Com desejos de um FELIZ 2007

a dor da vontade humana

Para além de dar continuidade ao tema do DESEJO e da VONTADE, igualmente este POST tem o propósito de responder às questões colocadas como comentário em >>> A VONTADE em Schopenhauer, e entre elas, realço aquela relativamente ao que penso da crítica que Schopenhauer fez sobre «O Fundamento da Moral» à forma imperativa da ética kantiana.

«(…) Os esforços para banir a DOR de nossas vidas não conseguem outro resultado senão o de fazê-la mudar de forma. Em sua origem tomam o aspecto da necessidade, cuidado, para atender as coisas materiais da vida, e quando, após um trabalho incessante e penoso, conseguimos afastar a horrível máscara da DOR neste determinado aspecto, adquire outros mil disfarces, segundo a idade e as circunstâncias: o instinto sexual, o amor apaixonado, a inveja, o rancor, os ciúmes, a ambição, a avareza, o temor, a enfermidade, etc.
Toma o aspecto triste e desolado do tédio, da sociedade, quando não encontra outro modo de se apresentar. E se com novas armas conseguimos afastá-la, novamente recuperará sua antiga máscara, e a dança recomeça.
(…) Tudo que defendemos, resiste-nos, tudo tem uma vontade hostil que é preciso vencer.
(…) Em todas, as partes e ocasiões temos que travar combate com um adversário. (…)
Se o mundo é obra de um criador, as dores voltam-se contra ele dando lugar a cruéis sarcasmos; mas se é obra nossa, a acusação é contra o nosso ser e a nossa vontade. Isto nos faz pensar que viemos ao mundo já viciados, como os filhos de pais gastos pelos desregramentos, e que se a nossa existência é tão miserável, e tem por desfecho a morte, é porque assim merecemos, para expiar nossa culpa. Generalizando, nada é mais certo: a culpa do mundo é que causa os sofrimentos, e entendemos esta relação no sentido metafórico, e não no físico e empírico. Por isso, a história do pecado original reconcilia-me com o Antigo Testamento; para mim é a única verdade metafísica que o livro contém expressa em forma alegórica. A nada se assemelha tanto nosso destino como à consequência de uma falta, de um DESEJO culpado. (…)
(…) Do mesmo modo que o rio corre manso e sereno, enquanto não encontra obstáculos que se oponham à sua marcha, assim corre a vida do homem quando nada se lhe opõe à vontade. Vivemos inconscientes e desatentos: nossa atenção desperta no mesmo instante em que nossa vontade encontra um obstáculo e choca-se contra ele. (…)
É um absurdo acreditar o contrário; que o mal é negativo. Ele é positivo, porque se faz sentir. Toda a felicidade, todo o bem é negativo, e toda a satisfação também o é, porque suprime um DESEJO ou termina um pesar. Acrescentamos a isto que, em geral, nunca sentimos uma alegria maior que a que sonhávamos, e que a dor sempre a excede. (…)
(…) A felicidade está no futuro, ou no passado; o presente é uma pequena nuvem escura que o vento impele sobre a planície cheia de sol. Diante e atrás dela, tudo é luminoso; só a nuvem é que projecta uma sombra.
(…) O homem ameaçado por todos os lados pelos perigos que o rodeiam, usa de sua prudência sempre vigilante para poder escapar. Com passo inquieto, lançando em volta olhares angustiosos, segue o seu caminho em luta constante com os casos e com seus inúmeros inimigos. O homem não se sente seguro entre os da sua raça e nem nos mais longínquos desertos.
(…) A necessidade imperiosa do homem é assegurar a existência, e feito isto, já sabe o que fazer. Portanto, depois disso, o homem se esforça para aliviar o peso da vida, torná-la agradável e menos sensível: "matar o tempo", isto é, fugir ao aborrecimento.
(…) A miséria é sofrimento pungente do povo; o desgosto é para os favorecidos. Na vida civil, o domingo significa o tédio, e os seis dias, o desgosto.
(…) O aborrecimento dá-nos a noção do tempo e a distracção nos faz esquecer.
Isto prova que a nossa EXISTÊNCIA é mais feliz quando menos a sentimos: de onde se deduz que seríamos mais felizes se nos livrássemos dela.
(…) Os optimistas quiseram adaptar o mundo ao seu sistema, e apresentá-lo à priori como o melhor dos mundos possíveis. O absurdo é evidente.(…) A sinceridade de certos homens não lhes permite a união ao coro dos optimistas, e com eles entoar a aleluia
ARTHUR SCHOPENHAUER , «A DOR»

*

Nestes dois últimos parágrafos, Schopenhauer refere a sua grande aversão aos que detém o poder optimista através da fé e da esperança religiosa e ao fundamento da moral de KANT que diz (no seu livro FUNDAMENTAÇÃO DA METAFÍSICA DOS COSTUMES): «a fórmula do imperativo categórico e o princípio da moralidade, assim, pois, vontade livre e vontade submetida a leis morais são uma e a mesma coisa».Para KANT dever antecede toda a experiência, e por ele a razão determina a vontade à priori. Então quer isto dizer que estamos perante uma máxima que é erigida não por gosto do homem, mas sim por dever estabelecida pela vontade.E o que é vontade para Kant? «A vontade é uma faculdade de não escolher nada a não ser o que a razão, independentemente da inclinação, conhece como praticamente necessária, isto é, bom».

Cria assim KANT uma autorização da razão e a sua fórmula é um imperativo.E o que é a moralidade para KANT? «A moralidade é, pois a relação das acções com a autonomia da vontade, isto é, com a possível legislação universal por meio das máximas da mesma. A acção que possa estar de acordo com a autonomia da vontade é permitida; a que não concorde com ela é proibida». A vontade subordina-se, então a uma legislação da qual ela própria é obreira e ainda está relacionada com a ideia da dignidade humana. O homem encontra-se assim dividido entre o mundo sensível e o mundo inteligível, em que Kant dá especial realce ao verbo obrigar, com o objectivo de se opor àqueles que querem colocar a felicidade como princípio fundamental da moral.E nesta rejeição de qualquer ética eudemonista situa-se a polémica da formalidade da moral kantiana.

SCHOPENHAUER ao criticar a moral kantiana (no seu livro O FUNDAMENTO DA MORAL) declara que KANT comete um gravíssimo erro, quando afirma que a filosofia prática não tem de apresentar as razões daquilo que acontece, mas sim as leis do que deveria de acontecer.Para SCHOPENHAUER o único modo de conhecer a vontade como coisa-em-si é pelo próprio corpo.
E ao apropriar-se a lei moral à obrigação ou ao dever, do querer e do poder, levará inevitavelmente a que ninguém obedeça, de boa vontade, ao seu cânone, por este ser contrário às inclinações (sentimentos, afectos, emoções, DESEJOS) naturais do homem.

Toda a acção da verdadeira vontade do sujeito é ao mesmo tempo, e necessariamente, um movimento de seu corpo com todos os seus elementos sensíveis. Assim, toda a acção repentina da vontade é ao mesmo tempo acto fenomenal do corpo e toda a influência exercida sobre o corpo (com desejos), por sua vez, irá sempre predominar sobre a vontade. O conhecimento racional é viciado pela vontade, ou seja a racionalidade é uma forma de conhecimento subserviente.





por tudo

Poesia e Fotografia de ALICE VALENTE



POR TUDO

Enfim
Retirados à frente caminhando

Abrem-se as portas de par em par
Fechadas por ti o fizeram

POR nada acharem  

O quão difícil é descobrir
Vendo não por comprar
Vendo por já vendido

Ver de vender ou vender TUDO que visto
Não haverá mais vendas
Do que não se deseja ver

Igual sonho do dia que não dorme


Fechados
Fecharemos o templo glorioso
Ritmo compassado em ciclo do círculo
Que nos fechará
A ver de deixados
Findem-se as dores.




CULTURA na União Europeia

CULTURA – 3º lugar no PIB português

Jornal Público, 16 Novembro 2006
Público 16/11/2006A Cultura é um sector em pleno crescimento segundo o relatório de um estudo da União Europeia...

Entrevista com PHILIPPE KERN
Philippe Kern, director da KEA Public Affairs Consultancy, respondeu por telefone a algumas perguntas.
PUBLICO (Joana Gorjão Henriques) – O que mais o surpreendeu neste estudo?
PHILIPPE KERN – Foi a importância económica do sector cultural em relação a outros. É importante constatar que, na implementação de políticas europeias, a União Europeia (EU) não se deu conta deste sector. A inovação está na agenda da EU e numa óptica da componente tecnológica. O que mostramos é que a EU deve reflectir sobre a importância da criação, porque é um ponto em que é competitiva a nível mundial.
Quais são os pontos fortes dos países ricos e dos países pobres?
Não fizemos uma comparação desse género. O mercado europeu é fragmentado por razões linguísticas e as pequenas e médias empresas têm lugar tanto em países grandes, como em pequenos. A vantagem dos grandes países é terem uma grande população e empresas muito importantes. Mas mesmo num país pequeno a importância económica do sector cultural é, às vezes, tão grande como nos outros.
Quais foram as principais conclusões sobre Portugal?
Portugal beneficia de uma característica linguística interessante – é um país pequeno, mas a sua língua fala-se no Brasil e em África. E isso é uma oportunidade de exportação e troca que não existe noutros países pequenos. Mas infelizmente há poucas informações sobre trocas comerciais.
Que papel é que os Estados-membros da EU devem ter em relação ao investimento neste sector?
Já há países que dão importância a este sector: o reino Unido, os Países Baixos, a Finlândia, a Suécia, a França. Constatámos que têm uma vontade política de apoiar estas indústrias por razões competitivas.
E há uma relação entre a riqueza dos países e esse investimento?
Se tivessem estatísticas, todos os países investiriam neste sector. O interesse pelo sector tem a ver com a tomada de consciência e esta tomada de consciência é um movimento recente, tem mais ou menos cinco anos. Porque esta é uma questão de vontade política. Espero que este estudo contribua para olhar de maneira diferente para este sector.
Qual é o papel dos financiamentos estatais?
O apoio estatal é importante por razões sociais. O sector público intervém sem saber qual é o retorno do investimento. E há um retorno, não é dinheiro perdido. Damos como exemplo o Museu Guggenheim de Bilbau: a cidade estava em declínio económico e salvou-se por causa do museu.

*
Sendo a Criatividade e a Imaginação os chavões da Educação.
É na Arte que está para além da técnica com as manifestações da perfeição do artístico como a parte mais importante daquilo que somos e na salutar compreensão do entendimento do mundo em sua Natureza.

E PORQUE SEM CULTURA NÃO EXISTE EDUCAÇÃO.
É ainda através da Cultura que poderá tornar-se sustentável a inovação e o desenvolvimento.

ALICE VALENTE

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails

Páginas