Sobre_ ALI_SE
_
a árvore ao jardim

Valores por acaso

Neste meu post "A divisão compete por sobrevivência" coloquei a questão de uma forma um pouco diferente da visão científica que ALF acabou por desenvolver nos seus importantíssimos comentários. Embora não nos distanciemos da mesma e complexa realidade considero que é difícil fazer afirmações como a conclusão que acabou por chegar: de que não existe nenhuma relação na possibilidade de poder haver uma associação entre ética e estética, depois de ter analisado a sua colecção de amigos pintores, arquitectos, poetas e escritores. Não se trata aqui de tentar analisar tudo isto de forma a comprovar cientificamente através de um pequeno grupo de amostragem ou como se tudo isto fosse só uma questão de processos de acaso.

É que o pensamento para ser desenvolvido não se reduz somente àquilo que se pensa em ideal ou modelo a ser comprovado cientificamente, todas estas matérias e as suas questões têm de ser colocadas, levantadas, discutidas e tidas em consideração por todas as áreas a que a elas dizem respeito, e tanto objectiva como subjectivamente.

E o perigo está, e que eu chamo aqui a atenção, é nessa ordeira e ameaçadora moralidade numa espécie de satisfação conclusiva que se tem gerado em redor de todas as ciências para com os processos do acaso, e que é o de não querer considerá-los e porque até sempre desconsiderados, e que no fundo são eles que efectivamente tiveram ou terão alguma coisa a dizer para com a mudança e em seus processos evolutivos, e exactamente porque assentes nas áreas da criação ou do pensamento artístico-filosófico e também do científico-filosófico. É que essa ansiedade, inquietação ou revolta que surge de algumas mentes que trabalham essas matérias, talvez possam estar impregnadas de uma ética que quanto a mim, jamais poderá estar separada da estética, enquanto potência ou capacidade excepcional que terá de quando em quando e inevitavelmente que surgir, para que se efective essa natural e salutar transformação da evolução do ser.




Post's relacionados em ALI_SE:

A EVOLUÇÃO DA INTELIGÊNCIA

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails

Páginas