CORPOtraçoCORPO é um projecto multidisciplinar que teve início no ano de 2003 e que articula poesia com pintura, assinadas pela mesma artista. O projecto pictórico final integra 9 séries de pintura, cada qual, subordinada a uma cor com 9 telas em díptico. Após as 9 séries expostas, está previsto uma EXPOSIÇÃO FINAL com a presença das 81 OBRAS aquando do Lançamento do LIVRO com o mesmo nome do projecto e que irá conter 81 poemas ilustrados com as 81 obras e, em que a cada obra em seu título irá corresponder um poema com o mesmo título.
O traço: Vermelho estreou-se como a cor primeira e Vital na assinatura do CORPOtraçoCORPO
O traço: Castanho-Terra surgiu como a segunda cor do Movimento do projecto…
O traço: Água-azul-céu, 3ª e 4ª cor, criadas na horizontalidade… os azuis em sua Força espelham-se diluindo-se numa única cor…
O traço: Laranja-Lima, 5ª e 6ª cor, mais duas cores conjuntas em que os 9 dipticos do traço laranja e os 9 dipticos do traço limão apresentados na verticalidade, lado a lado, Alimento-vida, referenciam a importância do alimento da vida com o alimento na vida, doce e ácido, respectivamente na cor da laranja e na cor do limão.
O traço: Verde-Oliva, a 7ª cor, enquanto cor ou traço preciso em inteireza e Verdade.
Até ao momento, foram já expostas e apresentadas 7 das 9 cores: vermelho, castanho-terra, água-azul-céu, laranja-lima e verde-oliva. O traço:verde, a 8ª das nove cores será a próxima cor a ser apresentada e a o traço:cor-pele encerrará o ciclo das 9 cores.
O traço: Verde é a designação da 8ª das nove cores do projecto «CORPOtraçoCORPO – a poesia e a pintura» e ir-se-á firmar na relação tão enérgica quanto intrínseca do Homem com o verde, ‘verde’ das plantas, vegetais e árvores, em verde esse que necessitamos de articular, de moldar, de cultivar, de cuidar, de preservar, de uma forma tão natural quanto imprescindível ao melodioso Equilíbrio do CORPO-Ser em seu CORPONatureza.
E devido às características desta cor para com o projecto e em suas actividades, o traço:Verde será apresentado com o CEAI - Centro de Estudos da Avifauna Ibérica na ESTAÇÃO BIOLÓGICA DO GARDUCHO (Herdade dos Guizos, Mourão - Alentejo) no dia 23 de Outubro de 2010 a partir das 16h00.
MAIS INFORMAÇÃO: http://alicevalente.wordpress.com/corpotracocorpo/2010_garducho/