Sobre_ ALI_SE
_
a árvore ao jardim

Deparámo-nos assim!

Poesia e Fotografia de ALICE VALENTE


«de que vontade»

pormenor da obra nº 50 – «de que vontade» | acrílico sobre tela | 81x130cm | 2005
«CORPOtraçoCORPO – a poesia e a pintura» de Alice Valente
| traço (cor): Laranja-Lima

A Exposição do CORPOtraçoCORPO está patente na Galeria Fernando Pessoa no CENTRO NACIONAL DE CULTURA até dia 11 de Dezembro de 2009, de Segunda a Sexta, das 15h às 18h.
Nota: A Galeria (devido aos feriados) encontra-se encerrada nos dias 30 de Novembro e 1, 7 e 8 de Dezembro 2009. Contamos consigo!


Convite - Encontro sobre Criação Artística no CNC

A 27 de Novembro de 2009 das 15h00 às 18h00 na Galeria Fernando Pessoa do Centro Nacional de Cultura, ENCONTRO sobre «Criação Artística», com a participação de Guilherme D' Oliveira Martins, Annabela Rita, José Pedro Fernandes, Carlos Araújo Alves, Alfredo Oliveira, José Rodrigues dos Santos, Amílcar Vasques-Dias e Alice Valente Alves.

E será um enorme prazer contar consigo neste Encontro que organizei no CNC em que irei apresentar este meu projecto «CORPOtraçoCORPO - a poesia e a pintura» na presença das 15 obras que estão expostas e com a projecção das 63 obras realizadas até agora, estando à disposição para responder às questões que me queiram colocar sobre este meu trabalho e o tema Criação Artística, para além dos participantes que não precisam de apresentações pelo enorme contributo que têm dado às artes na valorização desta temática, haverá um momento musical em banda sonora e a ser salientado pelos seus autores, a importância do processo do acto criativo na composição e a influência da música para com as outras áreas da criação artística...

E fica o convite e o diálogo da(s) surpresa(s) nos presentes do momento.

Um abraço e obrigada.

Alice Valente Alves

As «cópias» ou o copiar em vão

Poesia e Fotografia de ALICE VALENTE

Fazer «cópias» e mais cópias por quais vindouros proveitos desta falsa, vil e vã realidade, é fácil, muito fácil!

Mas imaginar a outra verdade por realidade, e a torná-la verdadeira, é que é difícil, muito difícil!



A vida como obra de arte

- Naquilo a que chama os "modos de existência" e a que Foucault chamava "estilos de vida", há uma estética da vida, como nos lembrou: a vida como obra de arte. Mas há também uma ética!


- Sim, a constituição dos modos de existência ou dos estilos de vida não é apenas estética, é aquilo a que Foucault chama a ética, por oposição à moral. A diferença é a seguinte: a moral apresenta-se como um conjunto de regras coercivas de um tipo especial, que consiste em julgar acções e intenções referindo-as a valores transcendentes (é bem, é mal...); a ética é um conjunto de regras facultativas que avaliam aquilo que fazemos, aquilo que dizemos, segundo o modo de existência que isso implica. Dizemos isto, fazemos aquilo: que modo de existência implica isso? Há coisas que não podem fazer-se ou dizer-se senão à força de baixeza de alma, de vida cheia de ódio ou de vingança contra a vida. Por vezes um gesto ou uma palavra bastam. São estilos de vida, sempre implicados, que nos constituem como tal ou tal. Era já esta a ideia do "modo" em Espinosa. E não a encontraremos presente desde a primeira filosofia de Foucault - o que é somos "capazes" de ver, e de dizer (no sentido de enunciado)? Mas, se há aqui toda uma ética, trata-se também de uma questão de estética. 
(...)
GILLES DELEUZE , Conversações 1990, Fim de Século Edições, 2003

27 NOV 2009 - ENCONTRO sobre «Criação Artística»

Pormenor da obra nº37 – «o pensar» | acrílico sobre tela | 81x130cm | 2005



Dia 27 Novembro 2009 | Sexta | das 15h às 18h | CENTRO NACIONAL CULTURA


O ENCONTRO com o tema: «CRIAÇÃO ARTÍSTICA» contará com a presença:
  • Guilherme D’ Oliveira Martins – Presidente do Centro Nacional de Cultura
  • Annabela Rita – Presidente do CLEPUL – Centro de Literaturas de Expressão Portuguesa das Universidades de Lisboa
  • José Pedro Fernandes – Professor de Estética e Cultura Visual
  • Carlos Araújo Alves – Gestor Executivo graduado pela Business School de Barcelona e Investigador em Gestão Cultural.
  • Alfredo Oliveira – Eng. e Investigador em Física e Cosmologia
  • José Rodrigues dos Santos – Antropólogo e Investigador no CIDEHUS – Centro Interdisciplinar de História, Culturas e Sociedades, Universidade de Évora
  • Amílcar Vasques-Dias – Compositor e Professor na Universidade de Évora
  • Alice Valente Alves - Autora de projectos da Imagem - Poesia, Pintura e Fotografia - no âmbito da Criação Artística.



O local do ENCONTRO do dia 27 será no local da EXPOSIÇÃO, na Galeria Fernando Pessoa do CENTRO NACIONAL DE CULTURA. E a entrada para a EXPOSIÇÃO e para o ENCONTRO far-se-á ou pela Rua António Maria Cardoso, nº 68 ou pelo Largo do Picadeiro, nº 10 - 1º (ao lado do «Café no Chiado») em Lisboa.

A EXPOSIÇÃO do CORPOtraçoCORPO irá decorrer até 11 Dezembro de 2009, de Segunda a Sexta das 15h às 18h.

Contamos consigo!

E ainda «a consciente negligência do corpo»

(...)

Mas a vida vai dando lugar a outra ou muitas outras vidas, que nos mostram ainda pelos poucos que pensam, mas bem, no modo exemplar e digno, numa demonstração saudável e positiva, de que ainda é possível viver, com a força, numa energia ou até talvez, numa fórmula matemática que faz e desfaz tudo aquilo que é encaminhado e realizado através de pensamentos nocivos. Por isso todas as anteriores civilizações desapareceram, precisamente porque o mal se sobrepôs ao bem. É que o «poder» tenderá sempre a utilizar o mal como necessário, numa contínua, alarmante e repetitiva trajectória de má conduta, até à inevitável e esperada demolição.

Mas sabendo que tudo está assim tão mal, ainda assim conseguimos viver uns com os outros, às vezes bem mal é certo! Mas porquê?
O nosso Corpo como um Todo só será válido na sua totalidade com o Sentir e com o Pensar, quanto maior for a sua capacidade para contribuir com esse mesmo Pensar a Criar e a Cuidar.... Somos assim... seres de cuidado e de atenção porque criamos a comunicar primeiro com um Corpo indivisível, através de desejos indissociáveis do intuir em pensamento e alma ...
E a comunicação será tanto mais eficaz quanto as diferentes formas desse mesmo pensar da aprendizagem escolástica ou obrigatória estiverem associadas a uma livre aprendizagem, autodidacta, no intuir, numa procura constante da perfeição a preservar tudo o que nos rodeia...
(...)

Excertos do Ensaio «A CONSCIENTE NEGLIGÊNCIA DO CORPO»
Comunicação proferida em 2005 na Faculdade de Letras da UNIVERSIDADE DO PORTO

CORPOtraçoCORPO - a poesia e a pintura de ALICE VALENTE

à esquerda: nº41 – «o desejar» | acrílico sobre tela | 81x130cm | 2005
«CORPOtraçoCORPO – a poesia e a pintura» | traço (cor): Laranja-Lima
à direita: nº 50 – «de que vontade» | acrílico sobre tela | 81x130cm | 2005
«CORPOtraçoCORPO – a poesia e a pintura»
| traço (cor): Laranja-Lima


LinkWithin

Related Posts with Thumbnails

Páginas