Sobre_ ALI_SE
_
a árvore ao jardim

ÁGUA em que Futuro


Excertos retirados de artigo do site da AMI com o título «A Água e o Futuro da Humanidade»:

ACÇÃO DA AMI
Para a intervenção humanitária em 59 países dos 5 continentes onde as equipas da AMI desenvolveram mais de 500 Missões Humanitárias a escassez e qualidade da água é de uma importância fundamental, em particular na ajuda de emergência.
(…)
Objectivos da AMI
Acesso de toda a população da área aos cuidados de saúde - acesso da população a medicamentos necessários ao seu tratamento - reabilitação de instalações hospitalares - acesso a infra-estruturas básicas, como a água e electricidade - melhoria dos conhecimentos técnicos e dos conhecimentos relacionados com uma vida saudável - esclarecimentos e educação da população.
(…)

Onde está a água...

... 97,4% está nos oceanos e mares, e é salgada ... 1,98% está armazenada nos glaciares e em lugares quase inacessíveis ... 0,59% são águas subterrâneas ... 0,03% está nos rios e lagos ... 0,001% na atmosfera ... Apenas 1% de toda a água do planeta está disponível para uso.
e mais... 90% do corpo de um recém-nascido é formado por água ... em média uma pessoa bebe cerca de 60 mil litros de água durante toda a vida ... o ciclo da água já não é suficiente para purificar naturalmente a água que o homem polui ... para fazer 1 quilo de pão, gastam-se, da plantação de trigo à padaria 1000 litros de água ...
(…)
... Uma descarga de um autoclismo num país ocidental utiliza o mesmo volume de água que um habitante do mundo em desenvolvimento consome, em média, num dia inteiro para a sua higiene, para beber, para limpeza e para cozinhar.
... 87% do consumo mundial é feito por apenas 10% da população.
Em África há pessoas que têm de caminhar 8 quilómetros por dia para obter os cerca de 10 litros de água que irão servir uma família inteira.
No nosso mundo privilegiado 10 litros de água são consumidos em escassos segundos com o abrir de uma torneira. Será isto justo?

Se o consumo de água fosse equitativo em todo o mundo, cada pessoa poderia viver com apenas 50 litros de água por dia, sendo: 1 a 2 litros para beber, e 25 a 50 litros para preparar os alimentos e para a higiene.
No entanto, estes são os números do mundo em que vivemos:
• Estados Unidos da América ... cada Americano tem uma média de consumo pessoal de 400 litros de água por dia.
• Europa... o consumo varia entre 150 a 300 litros de água por dia, por pessoa. Ainda assim 120 milhões de europeus (um em cada sete) não têm acesso a água potável e a tratamento de esgotos.
• Portugal ... cada português gasta em média 100 litros de água por dia.
• Ásia... um em cada três asiáticos não tem acesso a água potável; os rios da Ásia têm três vezes mais bactérias provenientes dos resíduos humanos do que a média mundial.
• África... 14% dos países da África enfrentam "stress" hídrico. Até 2025, mais onze países deverão enfrentar as mesmas condições. A procura de água no norte de África deverá aumentar 3%, por ano, até 2020, paralelamente ao crescimento da população e ao desenvolvimento económico.

Ler o texto na íntegra >>> «A Água e o Futuro da Humanidade» <<<


Links sobre a ÁGUA – Portugal:

Museu da Água
Instituto da Água

Água & Ambiente

Associação Água Pública

Como reduzir a água que consumo?
Portal da Água


Links sobre a ÁGUA – Brasil:

Água e Cultura
Amigo da Água

Água Virtual

Universidade da Água


*

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails

Páginas