Sobre_ ALI_SE
_
a árvore ao jardim

Ética e moral

Sempre se confundiu ética com moral. Considero que já devia de se tornar bem definida esta distinção, tudo seria muito mais fácil e o entendimento entre humanos e em seu meio ambiente já se teria dado.

É que a ética não precisa de moral, enquanto que a moral inevitavelmente sempre precisou e continuará a precisar da ética. Isto é, a moral evolui regendo-se pelo que a ética (tão natural quanto humanamente) vai introduzindo de ético nessas mesmas leis morais. E a ética enquanto valor primordial da vida é a base de sustentação de todas as leis (morais) feitas pelos homens para vivermos em sociedade. Ainda de notar que Ética enquanto Valor estará sempre associado e lado a lado com o Valor Estética. E exactamente porque a Ética e a Estética são os Valores primordiais da vida ou da existência de se Ser. A Moral, essa terá sempre de sujeitar aos valores da Ética e da Estética através das suas leis de sociabilização. E por isso sempre e para melhor a Moral foi sendo alterada pelos Valores Éticos e Estéticos, valores estes que não precisam de leis exteriores para existir, precisamente porque existem em nós, interior ou intrinsecamente e sem qualquer tipo de regras a serem impostas obrigatoriamente através de leis. E porque ética e estética são a mais-valia ou virtude maior de seres que somos com Pensar e Sentir.

E sim estamos na maior crise de todas: a crise de valores!

É que a Moral até aqui foi tida como um valor que se colocou lado a lado com a Ética e com a Estética. E assim , esta crise poderá ser considerada como a maior de todas as crises. É que ainda por cima a Moral nesta nossa contemporaneidade quer ser tida como um Valor primeiro e obrigatório a ser cumprido com todas as suas leis através dos muitos e interessados fazedores dessas mesma leis, esses mesmo que até estão numa desenfreada tentativa de superiorizá-la à ética e estética. E claro está que isso jamais irá dar certo, nunca deu.

A desumanidade jamais poderá dominar sobre o VALOR DA VIDA e em seus Valores de Ética e Estética. É que enquanto existir vida humana e em seu pensamento, a ética e a estética tratarão do resto com toda a naturalidade.


Post's relacionados em ALI_SE:

Desobediência à lei por ética

A ARTE como fecundação e alimento

Os apossados da arte a transformá-la em não-arte


LinkWithin

Related Posts with Thumbnails

Páginas